Campanha - Vamos Concluir o Curso

Campanha - Vamos Concluir o Curso

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Blog como recurso pedagógico

Bom dia.
No começo deste ano, participei de um treinamento sobre a Plataforma Moodle. Há três anos utilizando a plataforma, não tive a oportunidade de estruturar minha aprendizagem. Foi ministrada por uma equipe da Federal Fluminense, especializada em educação à distância. Excelente.
A plataforma é utilizada no curso semipresencial do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT. Tivemos uma apresentação sobre educação à distância e suas vantagens. Foi realizado no Rio de Janeiro. 
Mas um questionamento meu ficou sem resposta:
- Por que um treinamento sobre Moodle, um ambiente adequado para realizar atividades à distância, que será utilizado em um curso à distância, não foi realizado à distância ?
Conto este fato pois eu não teria resposta à pergunta: "Se o blog é uma excelente ferramenta educacional, por que em um curso que aborda esta temática não se utilizou um blog ?"
Algumas reflexões sobre o uso desta ferramenta:
  • Requer planejamento e disciplina. Conforme conversamos em sala de aula, estes recursos tecnológicos jamais substituirão o professor, muito pelo contrário, demandarão mais dele, mas em outro paradigma. O papel do professor se transforma, demandando o desenvolvimento de novas habilidades como facilitador, mediador e fomentador.
  • Note que para mim, foi como se nosso encontro do dia 17 não tivesse acabado. Nós estendemos a sala de aula. Eu me aproximo de vocês mais do que no encontro presencial. Exponho-me mais, pois aqui fica o registro. Meu agir didático torna-se transparente. Não tenho como me esconder.
  • Escrever demanda mais esforço do que falar. Ajuda a tornar as idéias mais precisas. Você sempre se surpreende depois com o que escreveu. Às vezes, se arrepende rsrsrs
  • Não imagine que sua atividade diferenciada, utilizando um novo recurso, irá "bombar", e envolver todos os alunos. Não se fruste, persista. Diversifique as estratégias no intuito de envolver o maior número possível doas alunos. Saiba que o que falta para a escola, não é uma metodologia vencedora que ainda não descobrimos, mas sim o saber integrar as diversas práticas que já conhecemos, hoje ainda isoladas. Note que ainda nem todos os alunos se envolveram no blog, mas não desistirei! E eu estou achando esta experiência de "estar com vocês", "brincar com vocês" (Xuxa, 1989) extremamente produtiva. 
  • Lembra que eu falei sobre se arrepender de escrever algo ? Mal acabei de escrever a última frase e já me arrependi! Que idéia foi essa de citar a Xuxa ?! Acho que ainda tenho marcas por ter participado ao vivo do seu programa de TV! Recuso-me a dar mais detalhes deste meu passado obscuro! rsrsrsrs
Acordei inspirado. Bom dia para vcs. Não esqueçam de nossas atividades. Sucesso. Aguardo vcs on-line,

Prof. Hugo Diniz

2 comentários:

  1. Prezado Hugo.
    A persistência é apenas uma das suas grandes virtudes. Lendo as postagens que estão no blog vi que ela está explícita, mas tem muitas outras que, mesmo implícitas, emergem e trazem à tona um jovem educador que abraçou a causa de corpo e alma, procurando se aprimorar para poder melhor servir.
    Tenho um grande apreço por você, pois vejo em suas atitudes o desejo de fazer o melhor, de buscar ensinar sempre, e também aprender. Esse são os dois verbos que marcam a vida de quem assumiu o compromisso de multiplicar saberes.
    Parábens!
    Em tempo: aproveito para desejar a você e aos alunos desta turma um excelente 2012. Que seja um ano frutífero, em que os obstáculos sejam apenas motivo para festejar ainda mais a vitória. Que a paz, a harmonia, a saúde e a realização dos sonhos estejam presente em cada dia do novo ano, assim como a firmeza na crença em Deus.
    Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao que o Prof. Anselmo escreveu, a melhor atitude que posso ter agora é humildemente receber seu reconhecimento e incentivo. Não me arriscaria neste momento a tentar expressar a minha admiração pessoal e profissional por ele, pois nem mesmo isto poderia fazer com a mesma maestria. Apenas agradeço.

    ResponderExcluir